quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Porque incentivar seus filhos assistirem a vídeos educativos?

Muitas pessoas ainda acreditam que a criança só tem capacidade de aprender a ler, escrever, fazer contas ou mesmo compreender o mundo ao seu redor após os 3 anos de idade, isso é uma verdade tão enraizada que muitas escolas do mundo todo desenvolvem um sistema de aprendizado para crianças somente após essa faixa etária.
Mas, diversos cientistas vem estudando e descobrindo que a criança tem uma capacidade superior de aprendizado logo após seu nascimento até os 3 anos de idade, ou seja, na primeira infância.
E isso tem mobilizados muitos países desenvolvidos a investirem nesses pequenos gênios.
Você realmente acredita que algumas crianças nascem com uma capacidade maior do que as outras e por isso aprendem a ler muito cedo, ou a desenvolvem alguma habilidade precocemente por conta do acaso?
Ou será que essas crianças, nasceram com a mesma capacidade que as outras, tendo a diferença nos estímulos recebidos diariamente no ambiente em que vivem?
É nisso que eu acredito, toda e qualquer criança é um gênio a ser desenvolvido, a diferença é que muitas pessoas subestimam a capacidade de aprendizado dos pequenos e acabam dando poucos estímulos que possam agregar em seu desenvolvimento.

fonte: http://mosqueteirasliterarias.comunidades.net/fraldas-e-livros-leitura-na-primeira-infancia-ss
Prova disso é uma matéria que vi há algum tempo atrás sobre um meninos com 3 anos de idade que segundo os pais aprendeu a ler sozinho. 
Mas, analisando bem o que a mãe falou durante a matéria podemos perceber que essa criança não aprendeu sozinha, ela apenas absorveu aos estímulos usados durantes as brincadeira, seja quando seus pais liam livros, apresentavam letras e palavras, sons e objetos, tudo sem cobrança, apenas como um momento de diversão entre eles. E isso fez com que o menino guardasse todas essas informações até o momento que a leitura surgiu como se fosse uma coisa natural.

Você pode escolher a forma que quer passar o tempo ao lado do seu bebê, pode ser apenas fazendo sons estranhos e falando de forma errada, ou mostrando para ele um mundo de possibilidades de forma divertida que agregue conhecimento.
Você pode então se perguntas: "Mas, como um bebê que nem sabe falar pode aprender a ler, isso é loucura, é forçar de mais o cérebro da criança."
Mas, você já parou para pensar na quantidade exorbitante de informações que um bebê recebe durante o dia, sem saber exatamente do que se trata tudo aquilo? Isso faz parte do desenvolvimento do ser humano.
Mesmo que você não ensine letras e números, ele estará aprendendo com o que vê, seja bom ou seja ruim.
E cada vez mais estudos mostram que até os 3 anos de idade é o momento de desenvolvimento da personalidade que a criança levará para sua vida toda, e esse desenvolvimento inclui o cognitivo, as capacidade motoras e emocionais, por isso os pais são tão importante na formação do ser humano.

Para provar tudo isso que estou falando, aqui está um vídeo da pesquisadora Ana Lúcia Campos, presidente da Asociación Educativa para el Desarrollo Humano e Diretora Geral da ONG Cerebrum, este vídeo é um pouco longo, mas vale muito a pena ser assistido, se você não tiver tempo para assistir todo, assista pelo menos dos 20 minutos até os 36 minutos.
O vídeo é de 2012, e já tem muitas informações importantes, fico imaginando o que hoje em 2015 a neurociência já descobriu sobre o desenvolvimento na primeira infância.
Apesar de ser direcionado para educadores, os país podem tirar um grande proveito das informações.





Agora sabemos porque as pessoas acima dos 50 anos falam que as crianças de hoje já nascem sabendo mais coisas do que os país, na verdade, elas nascem com as mesmas capacidades que as crianças de 50 anos atrás, a diferença é que naquele tempo acreditava-se que a criança deveria ficar ali deitadas, quietinha no berço e só quando crescesse poderia começar a receber estímulos do ambiente externo e das pessoas mais velhas.
Hoje, logo depois o nascimento o bebê já é colocado diante de milhões estímulo, ele entra em contato com muitas pessoas, muitos ambientes, sons, aparelhos tecnológicos e por aí vai. Fazendo assim que sua capacidade de aprendizado se dê no momento certo.

Fico feliz que a neurociência tem avançado em seus estudos apresentado informações importantes para o desenvolvimento de todas as crianças.
E sonho com o dia em que os país e educadores vejam isso com outros olhos e usem de forma a melhorar o futuro dessas crianças.

E você o que faz pelo desenvolvimento dos seus filhos?

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário